Treino ideal para ter um bom resultado?
José Antônio – Fitness Coaching
Uma dúvida comum que muitas pessoas têm é: quantos dias devo treinar na semana para ter bons resultados?
Isso vai depender do tipo de exercício que você executa e do seu objetivo.
O treino ideal é o que você estimula seu corpo a cada 48 horas. Muitos alunos escolhem sempre a segunda e a quarta-feira para treinar e acabam se frustrando pelos resultados que não aparecem. A melhor explicação para isso é o grande intervalo que é percorrido até a próxima semana: 120 horas entre o treino da última quarta e o da próxima segunda. É muita coisa e seus resultados não virão como você gostaria!
O treino ideal é aquele que você faz na segunda, tem um intervalo de descanso e repouso e volta na quarta. Daí você descansa de novo e volta na sexta. Este estímulo produz um efeito chamado de supercompensação, para que a regeneração muscular possa acontecer de forma adequada e, assim, oferecer melhores resultados.
Qual é a orientação da Organização Mundial de Saúde?
A OMS orienta que as pessoas devem treinar, pelo menos, 2 vezes por semana, para evitar doenças silenciosas, como hipertensão, triglicérides, diabetes. Já treinando pelo menos 3 vezes, você vai emagrecer, aumentar a massa muscular e melhorar o condicionamento físico.
Se o seu foco é emagrecer, por exemplo, é preciso gastar mais calorias do que você consome. É preciso buscar uma atividade física que lhe proporcione prazer, porque você terá que executá-la pelo menos 3 vezes na semana para ter melhores perdas calóricas. A regularidade é a única maneira de conseguir perder peso sem o efeito sanfona.
As atividades têm gastos calóricos diferentes e cada vez mais se tem a certeza de que o que vale para cada exercício é o seu gasto calórico total e não apenas durante a execução.
Com isso, exercícios com maior intensidade estão ganhando cada vez mais adeptos, graças ao seu elevado gasto calórico no pós-exercício. Assim, ganham muita força na questão do emagrecimento a musculação, o Cross training, os exercícios intervalados e o treinamento funcional.
Isso não quer dizer, de maneira alguma, que os exercícios aeróbicos, como caminhada ou bicicleta, não são eficientes. Na verdade, o que foi descoberto é que os outros também são e que a combinação de ambos produz excelentes resultados.
Dentre todas estas opções, escolher a que mais te deixa satisfeito é o primeiro desafio, já que a regularidade é fundamental. E lembre-se sempre: cada caso deve ser analisado de forma particular pelo seu personal trainer.
E aí, gostou das dicas? Conseguiu identificar alguma atitude que está te impedindo de emagrecer?
Espero que o artigo tenha te inspirado a realizar mudanças positivas. Para dar o primeiro passo rumo ao seu corpo perfeito, fale com a gente agora mesmo por nosso Whatsapp e agende a sua aula experimental gratuita.
Tenha uma experiência BWS
Nós podemos te ajudar a mudar seus Hábitos, mude seu Corpo, mude sua Vida! Nós te ajudamos!