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Liberação miofascial: o que é e quais os benefícios dela para o treino?

A liberação miofascial é cada vez mais utilizada por praticantes de atividades físicas para melhorar o rendimento nos exercícios e a recuperação pós-treino. A massagem, geralmente realizada com rolo de espuma, alivia e previne dores musculares, melhora a postura, aumenta a flexibilidade e estimula a circulação sanguínea.

Para entender como a técnica traz esses benefícios, você precisa saber o que é fáscia, parte do corpo desconhecida para muita gente. “Trata-se de uma lâmina de tecido com diferentes espessuras que funciona como uma espécie de envelope e ‘separa’ as diferentes estruturas do corpo. Ele envolve as articulações, os ossos, os vasos, os nervos, os órgãos, as vísceras e a musculatura, dando sustentação a eles e fazendo com que consigam manter sua forma”, explica o educador físico José Antonio Pinheiro, especialista em fisiologia do exercício e gestor do Bio Wellness Studio, de São José do Rio Preto.

 

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Tipos de Liberação Miofascial

A liberação miofascial pode ser realizada com ou sem instrumentos, ou seja, de forma manual:

  • Liberação miofascial manual envolve o uso de técnicas como fricção, deslizamento, compressão, alongamento, percussão e vibração

  • Liberação miofascial com instrumentos pode ser feita com vários instrumentos, como rolo ou até mesmo bola de tênis. Porém, existem instrumentos de uso profissional que foram desenvolvidos para aliviar a sobrecarga sobre a mão do terapeuta e também para alcançar áreas em que a mão não consegue alcançar.

Benefícios da Liberação Miofascial

“Não existe um momento específico do dia para que a liberação miofascial seja executada. Para alguns, fazê-la antes das atividades físicas potencializa a prática, na medida em que alinha a postura e prepara o músculo para receber determinada carga. Outros indivíduos sentem melhor os resultados da técnica quando a executam após os treinos. Segundo eles, a melhora na circulação sanguínea e o relaxamento muscular que aparecem depois das massagens acabam potencializando os efeitos dos exercícios.” afirmou o fisioterapeuta Anderson.

Veja alguns benefícios da liberação miofascial:

  • Aumenta a mobilidade articular
  • Favorece execução dos movimentos
  • Diminui a sobrecarga e tensão músculo articular
  • Libera e ativa os músculos
  • Prepara a musculatura que vai ser trabalhada. Melhora a circulação e a respiração
  • Promove mudanças progressivas nos níveis físico e emocional
  • Aumenta a consciência corporal. Relaxa a musculatura
  • Ajuda na liberação do ácido lático
  • Ajuda a diminuir as tensões musculares
  • Ajuda na recuperação muscular e evitar dores tardias
  • Previne lesões
  • Proporciona bem-estar.

 

No caso específico dos músculos, a fáscia evita o atrito entre eles, coordena os seus movimentos e tem uma função cognitiva entre os tendões, os ossos e as cadeias musculares. “Ela integra a musculatura, permitindo a transferência de energia e possibilitando a ligação dos movimentos entre os segmentos corporais”, diz AndersonPedro, educador físico e fisioterapeuta.

Só para você visualizar, sabe aquela camada de tecido fibroso meio acinzentado que recobre algumas peças de carne bovina? Então, ela é a fáscia.

Qual a ligação com lesões?

Algumas disfunções provocadas pela postura inadequada, a movimentação, os traumatismos, as tensões e até mesmo a ação da gravidade podem sobrecarregar e provocar o desequilíbrio da camada miofascial, fazendo com que ela se torne mais espessa, rígida e aderida aos músculos em algumas áreas do corpo. Isso atrapalha a movimentação, prejudica a postura, provoca dor e leva à falta de força muscular. Ainda pode comprometer a circulação e a função nervosa, já que os vasos sanguíneos e os nervos também sofrem compressão.

“E como a fáscia é um tecido ininterrupto, o desequilíbrio em um ponto pode gerar um efeito dominó, atrapalhando as estruturas adjacentes, fazendo com que muitas vezes o desconforto apareça longe da alteração primária”, diz José. Quando esse tipo de problema dá as caras que a liberação miofascial entra em cena.

 A liberação miofascial pode ser feita com rolo de espuma, bastões de plástico, bolas e outros acessórios

A liberação miofascial pode ser feita com rolo de espuma, bastões de plástico, bolas e outros acessórios

 

O que é a liberação miofascial

O tratamento consiste em manobras lentas e contínuas que aplicam pressão em certos pontos do corpo, que podem ser feitas com rolos de espuma, bastões, bolinhas de tênis e até com as mãos — nesse caso, por um profissional capacitado. A liberação diminui a tensão na fáscia e dá fim aos sintomas, além de melhorar a flexibilidade, a mobilidade articular, a circulação sanguínea e o rendimento nas atividades físicas.

“Existem estudos mostrando que a técnica pode promover ainda a redução da pressão arterial e a diminuição das dores articulares”, diz Anderson. “Ela também pode ser usada com finalidade preventiva, reduzindo as chances do aparecimento de uma lesão”, de acordo com Marcus Yu Bin Pai, fisiatra e médico especialista em dor, pesquisador do Grupo de Dor do Departamento de Neurologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo).

Quem pode fazer a liberação miofacial?

A técnica é indicada para pessoas de todas as idades e estilos de vida, não só a atletas, já que a movimentação do cotidiano pode trazer desequilíbrios para o sistema miofascial.

“Quem no final do dia não sente alguma tensão no corpo? Ela pode até desaparecer na manhã seguinte, mas seu registro permanece nos músculos e fáscias e, mais cedo ou mais tarde, os reflexos disso podem surgir”, afirma José. Apenas quem toma medicamentos anticoagulantes, tem problema vascular, está com feridas, hematomas, infecções, febre e fraturas, além das grávidas no primeiro trimestre devem pedir o aval do médico antes de lançar mão da liberação miofascial.

A técnica pode ser feita pelo próprio indivíduo, na forma de automassagem, mas o ideal é que um profissional seja consultado para analisar o caso. Basicamente, você pressiona o acessório contra a parte do corpo e faz movimentos de vai e vem por alguns minutos. E fique sabendo que isso vai doer um pouquinho — mentira, ao encontrar um ponto de grande tensão, pode doer muito. Mas os especialistas garantem que a sensação de alívio e os ganhos obtidos que vem depois do “sofrimento” compensa.

“Ela é muito utilizada por esportistas amadores e profissionais e está cada vez mais comum entre os praticantes de musculação pelo fato de promover mais liberdade de movimentos e aumentar a capacidade de expansão muscular, no caso da hipertrofia”, finaliza Anderson.

E você? Quer também  aliviar as suas dores e ter mais amplitude nos seus movimentos?

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